Cidade Gráfica

banner2
cidade-banner-1
banner

Premiações


PRÊMIO JORGE SALIM
Criado em 1999 pela Abigraf Regional-DF e pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (Sindigraf-DF), com a proposta de divulgar a excelência dos trabalhos gráficos produzidos no Distrito Federal, o Prêmio Jorge Salim foi o primeiro a ser organizado por uma regional da Abigraf fora de São Paulo, oito anos após o lançamento da premiação na capital paulista em 1991.
A Associação dos Designers Gráficos do DF (Adegraf) elaborou um troféu inusitado para premiar os vencedores do 9º Prêmio Jorge Salim de Excelência Gráfica, entregue no dia 28 de março de 2008, no Clube do Exército, em Brasília (DF). Produzido em acrílico e metal, o troféu é interativo e foi desenvolvido pelo designer Daniel Perfeito Hesketh, então diretor da Equilíbrio Design e vice-presidente da Adegraf. Desde 2005, a associação tem a responsabilidade de criar o layout do troféu e do convite do prêmio promovido pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal(Sindigraf-DF) que, no nome, homenageia o pioneiro da Indústria Gráfica na capital federal.
 



O libanês Jorge Salim montou, em 1962, na cidade-satélite de Taguatinga, a extinta Artes Gráficas Regina. De acordo com Daniel Perfeito, que assina o troféu e o convite este ano, “a intenção foi criar algo novo, romper com as peças estáticas”. O designer conta que, desde o conceito, buscava uma solução impactante, que explorasse a transparência e fosse capaz de permitir ao vencedor uma interação com seu prêmio. O resultado ficou curioso, intrigante nos elementos giratórios que guardam uma analogia com o processo gráfico da impressão off-set, o qual mantém um eterno charme no inconsciente dos profissionais da área, comenta o criador. Perfeito conta que o convite, produzido em papel metalizado, também segue a linha temática baseada nas cores prata, com toques de ciano, magenta, amarelo e preto, como em detalhes do troféu.
O Sindigraf-DF registrou 275 trabalhos inscritos para a 9ª edição do prêmio de excelência gráfica. Dentre eles, apenas 36 receberam o troféu em suas respectivas categorias no dia 28. Todos os trabalhos foram produzidos por empresas do Distrito Federal e impressos entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2007, conforme o regulamento. Na data, o Distrito Federal contava com 350 gráficas, das quais cerca de 200 associadas ao sindicato.

Fonte: Portal da Propaganda